De longe a dor mais triste desse mundo…


Certa vez li uma frase muito interessante, em algum lugar onde agora não me recordo, na hora não entendi, acho que era imatura demais para pensar nesse tipo de coisa. Acho que na época não havia perdido nada, acho que na época ainda não havia perdido alguém. A frase à que me refiro é: ainda bem que para saudade não existe plural.

Sentimento tão complicado de explicar, sentimento este que todos ainda vão passar. Saudades de alguém que foi, mas você sabe que volta, de alguém que já foi e nunca mais voltará, alguém que foi e por mais que você sinta sua falta torce para que não volte tão cedo. Saudade de um lugar, um momento, um cheiro ou até mesmo um carinho.

Difícil de lidar ainda mais quando se trata de coisas que, geralmente, nunca mais teremos, como o abraço de alguém que já se foi. Pensando nesse sentido tive uma idéia, não desperdiçar a saudade. Só usa-la quando extremamente necessário, se é que vocês me entendem…

Pense em quantas vezes já usou a saudade em vão. É um sentimento tão importante pro crescimento espiritual do ser humano quanto o amor e outros mais, por isso deve ser usado com respeito e sabedoria. Tendo em vista que essa palavra pode criar em alguém certas expectativas. Saiba também quem merece esse ‘sofrimento’ de você, quem sente sua falta.

Poderia elencar mil coisas que sinto falta, mas são poucas as que realmente mexem comigo, as que me dão saudades. Queria poder entender melhor essa palavra que nem o dicionário consegue descrever.

“Saudade s.f. sentimento nostálgico ligado a alguém ou algo ausente.”

Palavra galego-portuguesa, conhecida apenas em paises de língua portuguesa, mas que certamente habita o coração de todas as pessoas em cada canto do mundo.
Um exemplo claro: Como consolar alguém que sente saudade? Não dá! Não me venha com este papo de que passa, por que certas coisas não passam.

É impossível trazer de volta alguém que já foi. É isso o que mais machuca pensar que realmente não vai trazer de volta, saber que acabou, e o pior de tudo, a saudade caminhará para sempre ao seu lado. Por isso temos que levava para o lado positivo: ter saudades por que foi bom. Por que cada segundo junto valeu a pena. É a saudade que te faz perceber o quão importante aquele momento/pessoa era pra você. É o que te fará perceber se você aproveitou.

POR VALENTINA FOSTER.
(Dedicado a alguém muito querido que partiu há seis anos)

autor_jorge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *